Vista Alegre, lugar de beleza
Junto à ria de Aveiro há um lugar de Vista Alegre!Em 1824 nascia em Portugal a primeira fábrica de porcelana do país, fundada por José Ferreira Pinto Basto, na Quinta da Ermida, em Ílhavo. Após a sua fundação e distinção como "Fábrica Real", esta indústria tornou-se numa importante fonte de rendimento para as populações da região, uma vez que nela trabalhavam famílias inteiras.
Com a produção em constante crescimento surge a vontade de criar condições para os trabalhadores, como as moradias nas imediações da fábrica.
Do quotidiano laboral ao lazer, a fábrica povoou os seus terrenos de edifícios que satisfaziam as necessidades dos seus operários como a Creche, o Refeitório, o Teatro e até um corpo de bombeiros particular, facto incomum naquela época. A Vista Alegre comprou também a capela nas suas imediações para a realização das cerimónias religiosas.
Durante várias gerações as famílias mantiveram-se ao serviço do fabrico de porcelana nacional, ocupando a vila e dando-lhe vida. Ainda hoje existem casas ocupadas por ex-trabalhadores da empresa, que perpetuam as memórias de uma comunidade familiar.
Atualmente a vila conta com a fábrica, o museu, as lojas e um Hotel Boutique, propriedade do grupo Visabeira.
Visita ideal para apreciadores da marca e do seu espólio, o lugar apresenta-se como ideal para um passeio ao ar livre, longe dos centros urbanos. A vista sobre a ria é arrebatadora sobre os varandins do hotel. O espaço costuma albergar cerimónias e comemorações.
No museu conseguimos ter uma ideia geral do seu espólio e de como se processa o fabrico das peças e até as casas de banho se revestem a azulejos com decalques provenientes de serviços da marca.
Esta é uma das histórias mais felizes do património industrial português. Que continue viva!
Bons Passeios,
her
Comentários
Enviar um comentário