Bienvenidos a Astorga
Astorga é uma pequena cidade da província de León que esteve em tempos ligada a Braga por uma estrada construída durante a ocupação ibérica do Império Romano.Esta cidade integra o caminho francês até Santiago e, por isso, traz muitos peregrinos à sua imponente Catedral. Para uma visita gratuita a este local histórico terá de assistir a uma das eucaristias, todos os dias às 10h, excepto aos domingos e feriados, em que a celebração se inicia ao meio dia.
O Museu da Catedral, o Museu Romano, o Palácio Episcopal e jardins de Gaudí e o Museu de Chocolate são as principais atrações desta que é a povoação mais antiga da região.
No que toca à gastronomia, o prato típico é o Cozido Maragato: uma receita parecida com o nosso Cozido à Portuguesa, que tem alguma irreverência na sua forma de servir. Primeiro servem-se as carnes, depois as verduras e o grão de bico e só no fim se come ou bebe o caldo da cozedura.
Tal como as Mantecadas — o doce típico da cidade, feito com a coalhada do leite, farinha, ovos e açúcar — também o chocolate ganha uma dimensão "sagrada" em Astorga. Há chocolate para beber e comer em qualquer esquina porque é um dos produtos produzidos tradicionalmente na cidade.
Se já tinha boas referências desta região espanhola, mais agradada fiquei depois de conhecer as aldeias mais próximas, onde tudo se mantém com um aspeto rústico extremamente cuidado e limpo. As pessoas foram sempre simpáticas e, apesar de ter falado espanhol, mostravam-se receptivas quando não me lembrava de determinada palavra.
Castrillo de Los Polvazares, a cerca de 7km de Astorga, é a aldeia histórica que melhor representa esta região. Falarei dela na próxima publicação com todos os detalhes...
Custo médio deste Tour:
- Alojamento (via Booking)- desde 60€/noite em época média
- Entrada no Palácio Episcopal de Gaudí - 5€/pessoa
Bons Passeios!
Rita, her.
Comentários
Enviar um comentário